Ligue e agende sua consulta: (11) 4106-8801 (11) 98139-4551

Dúvidas Frequentes (F.A.Q.)

O que é um ajuste?

É um movimento rápido e preciso, realizado pelas mãos de um Quiropraxista no corpo do paciente. Seu objetivo é corrigir vértebras e outras articulações desalinhadas.

 

Os ajustes quiropráticos são dolorosos?

Não. Na verdade, um ajuste bem realizado causa uma sensação de conforto e bem-estar, pois incentiva o corpo a liberar substâncias químicas (como as endorfinas e serotoninas) que irão proporcionar alívio da dor e relaxamento da musculatura.

 

O tratamento quiroprático é seguro?

Sim, é seguro. No Brasil, a graduação de Quiropraxia é aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e sua duração é de 4 anos. Em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Canadá, a Quiropraxia é amplamente conhecida e utilizada para tratamento de afecções neuro-músculos-esqueléticas.
É importante ainda mencionar que na Clínica de Quiropraxia Regiane Wiens, antes do início de qualquer tratamento, é realizada uma avaliação minuciosa do caso do paciente em questão.

 

Devo dar continuidade ao tratamento quiroprático se eu parei de sentir dor?

Sim. Ainda que os sintomas tenham desaparecido, é importante prosseguir com o tratamento para impedir que o problema se repita e evitar outras lesões. Em geral, o tratamento preventivo se constitui de sessões mais espaçadas, com o propósito de corrigir permanentemente o problema detectado e manter o bem-estar. Afinal, um corpo em constante movimento precisa sempre de manutenção.

 

O que significa o barulho que se ouve durante um ajuste?

Quando realizado de maneira rápida, o ajuste gera um aumento do espaço entre uma vértebra e outra. O som gerado não é nada além de um gás que preenche o vácuo criado no momento em que as junções são ligeiramente separadas.

 

O que é uma subluxação vertebral?

O complexo de subluxação vertebral (CID 10 M99.1) ocorre quando uma das vértebras da coluna perde seu posicionamento correto e começa a interferir no funcionamento normal do sistema nervoso. Uma vez que esta interferência é gerada, a comunicação entre o cérebro e o corpo será prejudicada, e automaticamente o corpo não funcionará de maneira adequada provocando indisposições ou até mesmo dor.

 

É prejudicial "estalar" muito as costas ou pescoço?

Sim. Muitas pessoas associam este "estalo" com um ajuste quiroprático. Na verdade, os dois não estão relacionados. Quando uma pessoa sente a necessidade de estalar uma região do corpo, provavelmente alguma vértebra nesta região se encontra bloqueada ou presa. Ao realizar o estalo por conta própria, a pessoa irá forçar a região a "cavitar" de forma geral, correndo o risco de agravar a dor e desalinhar ainda mais as vértebras. Um Quiropraxista sempre realizará ajustes específicos somente nas vértebras que exigem correção.

 

A Quiropraxia é segura para meus filhos?

Sim. A Quiropraxia é segura para todas as faixas etárias.
A coluna de uma criança por se encontrar em desenvolvimento, é considerada frágil, mole e sujeita a criar subluxações desde que nasce e é retirado de forma agressiva do canal vaginal, até o momento em que ocorrem quedas na tentativa de andar, correr, pular, etc.
É importante e necessário que uma criança receba cuidados quiropráticos ao longo de seu crescimento, para que cresça de forma saudável e alinhada.